Durante os próximos cinco meses, as escolas da rede pública de ensino vão implementar o Programa Rio Vivo, que vai promover trabalhos de recuperação e conscientização ambiental nas bacias hidrográficas do Estado.
As atividades devem envolver cerca de 2,5 milhões de alunos do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos das escolas estaduais e municipais do Paraná, além de produtores rurais. O programa é uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e Petrobras.
Está previsto para maio o envio para as escolas do material informativo sobre o Programa Rio Vivo. Seis grandes temas envolvendo rios servirão como base para os trabalhos de discussão, pesquisa e intervenção que serão realizados por alunos e professores, de forma transversal às disciplinas que fazem parte do currículo. Os melhores trabalhos serão premiados pelo Governo do Estado.
O programa também prevê a realização de um concurso de redação nas categorias 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série, ensino médio e educação de jovens e adultos. Ao todo, serão distribuídos 345 prêmios, entre bicicletas, aparelhos de som, fornos de microondas, patinetes, máquinas fotográficas, computadores e carros.