Novo boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil , na manhã desta quinta-feira (21) mostram que 21 municípios do Paraná já foram afetados pelas chuvas e ventos registrados esta semana no estado. O número de cidades prejudicadas aumentou em relação ao dia anterior, quando eram 17 municípios. Ao todo, 58 mil pessoas foram afetadas de alguma forma por alagamentos, enxurradas ou deslizamentos, nas regiões Norte, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste e Região Metropolitana de Curitiba.
Só em Londrina, onde a prefeitura decretou situação de emergência, a chuva afetou 50 mil pessoas. Outras cidades bastante prejudicadas foram Santo Antônio da Platina, onde 6 mil pessoas foram afetadas, e Bandeirantes, com 1 mil pessoas afetadas.
Um total de 1.557 pessoas tiveram que sair de suas casas por conta das chuvas ou vendavais. Destas, 491 estão alojadas em abrigos públicos. Há registro, ainda, de 162 casas danificadas e outras dez destruídas por enxurradas, nos municípios de Porecatu, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
Entre os 21 municípios, 12 foram afetados com enxurradas e sete com alagamentos. Em outros dois, Mandirituba (na Região Metropolitana de Curitiba) e Sertaneja houve deslizamentos.
O Paraná já foi castigado por chuvas e ventos fortes no início do mês, entre os dias 3 e 12 de junho. Na ocasião, 28 municípios registraram desastres. Na região leste do Estado, o município de União da Vitória contabilizou 46 pessoas desalojadas e 36 desabrigadas devido a elevação das águas do Rio Iguaçu . Os municípios de Manoel Ribas, Iretama, Nova Tebas, Pitanga e União da Vitória decretaram situação de emergência.