Paraná

Estradas oferecem risco em Ponta Grossa

30 out 2001 às 09:43

O primeiro final de semana com tempo bom e calor em Ponta Grossa teve também a primeira tragédia nas estradas que dão acesso aos pontos turísticos da cidade. Como de costume, centenas de pessoas foram aos balneários do município aproveitar o tempo bom. Entre os locais preferidos pela população estão a Represa dos Alagados, o Capão da Onça e o Rio São Jorge. Mas para se chegar a esses locais, a maioria das estradas é estreita e de terra.

Os caminhos perigosos já fizeram a primeira vítima em um acidente na Estrada dos Alagados. Walesca Trentin, 24 anos, estudante do último ano do curso de Odontologia, voltava da represa quando o veículo em que ela estava bateu de frente com outro carro. Ela não resistiu e morreu no local.


No verão do ano passado uma criança morreu na mesma estrada. Junto com outros parentes, ela era transportada na carroceria de um caminhão. Ao tombar, a carreta caiu sobre o corpo da criança, que faleceu na hora.


Para evitar novas tragédias como essas, a Polícia Militar vai começar já nesta semana uma intensa fiscalização do trânsito em toda a extensão da Estrada dos Alagados, considerada a mais perigosa via de acesso aos pontos de lazer da cidade.


Segundo a aspirante Sharon Crhis Wszoleck, do 1º Batalhão da Polícia Militar, além das condições limitadas da estrada, que não foi projetada para ter um fluxo intenso como o dos finais de semana do verão, o que aumenta o perigo é o fato de muitos motoristas irem para a estrada alcoolizados.


Conforme estatísticas da polícia, os acidentes graves registrados no ano passado aconteceram em sua maioria no período da tarde, depois das 17 horas. "Os banhistas e pescadores se dirigem à represa e outras localidades, ingerem bebida alcoólica durante praticamente todo o dia e no retorno acabam provocando ou se envolvendo em acidentes", comenta.

A partir desta terça-feira o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar estará fazendo blitze em pontos estratégicos da Estrada dos Alagados. A intenção é evitar que motoristas circulem embriagados, em alta velocidade e ainda proibir o tráfego de veículos em más condições.


Continue lendo