Paraná

Estatuto da Polícia Civil será mudado

28 out 2011 às 11:40

O governo do Estado está avaliando o anteprojeto do novo estatuto da Polícia Civil do Paraná, que vai substituir o texto atual, de 1982. O documento, elaborado por uma comissão, foi entregue esta semana ao secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto. O andamento do processo foi comunicado nesta quinta-feira (27) ao governador Beto Richa, durante reunião com a participação de Almeida Cesar, de Michelotto e dos novos dirigentes das entidades representativas dos policiais civis do Paraná.

O anteprojeto em análise na Secretaria de Segurança tem objetivo de modernizar o estatuto da Polícia Civil. De acordo com o secretário, o texto será analisado por uma equipe da Secretaria da Segurança Pública e depois encaminhado para as secretarias de Fazenda, do Planejamento e da Administração e para a Casa Civil. Em seguida, será analisado pelo governador Beto Richa e encaminhado para voto na Assembleia Legislativa.


Michelotto explica que o estatuto atual é de 1982 e que não favorece as categorias da Polícia Civil. "O estatuto que acabamos de elaborar tem como objetivo contemplar todas as classes, permitindo que tenhamos uma Polícia Civil mais próxima do ideal. Vamos readequar as divisões policiais e criar uma nova disposição interna", disse.


Entre as principais mudanças que constam no novo estatuto está a unificação das classes de base. O delegado-chefe disse que existe carência muito grande de escrivães, por exemplo. Por isso, quem trabalha nas ruas também deverá ser capaz de prestar atendimento nos cartórios das delegacias.

Richa recebeu no Palácio das Araucárias o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia do Estado do Paraná (Sidepol), delegado Jairo Amodio Estorílio, e o presidente da Associação dos Delegados da Polícia do Paraná (Adepol), delegado Kiyoshi Hattanda, ambos eleitos no último dia 8.


Continue lendo