A StarMedia ganhou um novo aporte, mas o que interessa para a empresa é que agora "milhões de internautas vão usar a rede de uma nova maneira". A afirmação é de Fernando Espuelas, CEO do portal.
Ele explica que agora a empresa ganhou mais alguns milhões de novos clientes com a chegada da BellSouth, operadora de telefonia móvel na América Latina. "O mercado faz muitas fofocas sobre a Starmedia. Agora, com o novo aporte, as fofocas chegaram ao fim", afirma.
Só da BellSouth, presente em 11 países das Américas, foram 25 milhões de dólares. "O mais importante é o acordo de negócios, uma nova plataforma que vai da Web tradicional, passa por portais de voz e à internet móvel", explica Espuelas.
O executivo acredita nas previsões de institutos de pesquisa que apontam que 50% da população latino-americana - "a grande maioria" - vai acessar a rede por meios sem fio em 2005.
"A BellSouth é um aliado poderoso, líder na região, e nos dá muitas oportunidades, não só para internet móvel mas para publicidade. É um player com recursos financeiros e de marketing, e a oportunidade agora é wireless", avalia o CEO da Starmedia.
O portal tem grande parte das suas receitas baseada em publicidade, e espera chegar ao lucro no último trimestre deste ano com esse modelo de negócios.
"É o nosso negócio, não vamos mudar os números. Acreditamos muito em publicidade online", diz. Espuelas considera que os 36 milhões do novo aporte dão mais flexibilidade à empresa mas não devem apressar a chegada do sonhado lucro.
Para a Starmedia, a publicidade não fica restrita aos banners. Espuelas conta que fará programas de marketing integrados ao site e à telefonia celular. Com os 12 milhões de clientes da BellSouth, a sinergia aumenta entre as empresas.
Em uma campanha em parceria com a Procter & Gamble, por exemplo, usuárias de celular com cabelos lisos poderão receber um tipo de mensagens no aparelho, enquanto as que têm cabelos ondulados recebem outra mensagem direcionada.
Outros 11 milhões de dólares vêm de novos (Primedia) e antigos investidores (JP Morgan Partners). "Isso demonstra o alto nível de confiança dos acionistas na Starmedia", acredita Espuelas.
Otimismo demais? O CEO diz que a realidade "é que temos mais usuários de internet latino-americanos, a importância da Web aumenta a cada dia para os consumidores e nós conseguimos nos expandir na região onde outros concorrentes falharam."
< Leia mais>Laboratório lança site sobre Tabagismo