A Câmara Municipal aprovou em segundo turno, nesta segunda-feira (24), a cidadania honorária para a professora e escritora Tais Martins. Segundo o autor da proposição, Rogerio Campos (PSC), Tais Martins acolheu Curitiba de forma "carinhosa", trabalhando em benefício da população curitibana. "Ela faz um trabalho voluntário muito importante. Só no Asilo São Vicente de Paula já trabalha há mais de quatro anos, ajudando muitos idosos a ter dias de paz e mais alegria", ressaltou.
A matéria foi apoiada pela vereadora Noemia Rocha (PMDB), que se declarou "fã" de pessoas que fazem trabalho voluntário. "É o tipo de pessoa que devemos valorizar pelo trabalho honroso, dinâmico e ativo destes verdadeiros cidadãos", disse.
O vereador Jorge Bernardi (PDT) lembrou a indicação de Tais Martins para receber a Medalha de Mérito Fernando Amaro, em 2011, pela Câmara de Curitiba. Para Zé Maria (SDD), é preciso valorizar aqueles que chegam em Curitiba para estudar ou trabalhar "mas permanecem aqui e contribuem com a cidade", declarou. Tico Kuzma (PROS) parabenizou Rogério Campos pela indicação, ressaltando ser muito "difícil" escolher uma pessoa apta para ser homenageada.
Homenageada
A homenageada nasceu na cidade de Apucarana, no Norte do Paraná, em 1976 e mudou-se para Curitiba em 1982. Tais Martins é jurista, professora e escritora, tendo publicado cinco livros na área do direito e de literatura. Possui graduação em Direito, pela Universidade Tuiuti do Paraná e mestrados em Relações Internacionais, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, "Obrigações e Contratos", pela Unicuritiba. Atualmente faz doutorado nos Estados Unidos da América.