Paraná

Escolas terão novos diretores por seis meses

11 dez 2000 às 10:17

Começa hoje e encerra-se no dia 14 de dezembro o prazo de inscrições para a eleição de diretores de escolas públicas da rede estadual, que serão realizadas ainda este mês. A escolha dos diretores, que ficarão no cargo durante um período de transição de seis meses, será feita entre os dias 16 e 22. No primeiro semestre de 2001 serão feitas novas eleições, para eleger os diretores que comandarão as escolas pelos próximos três anos, em mandato regular a partir de julho. A resolução que institui o novo processo foi assinada no último dia 8 pela secretária da Educação, Alcyone Saliba. Os eleitos serão empossados no dia 8 de janeiro.

A justificativa para a mudança, segundo a secretária, é a necessidade de descompatibilizar a escolha de diretores com o final do ano letivo, como vinha ocorrendo. "No fim do ano as escolas estão muito ocupadas com encerramento das aulas, formaturas, distribuição de aulas, remoção de professores. Por isso, concluímos que é mais prático fazer a eleição de diretores em período diferente." Nas eleições deste mês, a votação será diferente e não vai incluir toda a comunidade escolar. A escolha para o mandato transitório será feita, em cada escola, por um colegiado reunindo representantes de professores, funcionários, pais e alunos e Núcleos de Educação. "Tanto escolas quanto pais estão muito atarefados em dezembro. A escolha via colegiado foi a forma que encontramos para continuar valorizando a participação de todos", afirmou Saliba. Ela disse que secretaria poderia ter optado por prorrogar o mandato dos diretores atuais, mas a idéia foi abandonada porque seria uma espécie de "nomeação" sem processo eleitoral.


Podem se candidatar para o mandato de transição servidores da rede estadual de educação básica que atendam aos pré-requisitos exigidos no documento enviado aos Núcleos Regionais de Educação. Diretores atuais também podem se candidatar.


A segunda etapa do processo de eleição dos diretores, no final de maio, prevê uma avaliação da competência e habilidade para o exercício da função. Os aprovados participarão das eleições.

A secretaria também vai promover no primeiro trimestre de 2001 um processo de avaliação das escolas públicas estaduais e municipais, utilizando indicadores como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Avaliação do Rendimento Escolar (AVA) e também indicadores de aprovação e conclusão. Entre os objetivos dessas duas iniciativas estão a redução do índice de reprovação no Estado, que tem média próxima a 10%, e da taxa de evasão (4%). Mais informações: 0800 41 9192.


Continue lendo