Paraná

Escolas do PR vão ensinar história e cultura negra

20 fev 2003 às 12:02

A Secretaria da Educação do Paraná irá incorporar o conteúdo histórico e cultural afro-brasileiro no currículo básico das escolas da rede pública estadual, ainda este ano.

A determinação foi do Ministério da Educação (MEC), em cumprimento à lei federal nº 10.639, e o objetivo é despertar a consciência de todos estudantes, para valorizar a participação do negro na formação da sociedade brasileira.


"Isso é fundamental para que se estabeleça uma nova visão da nossa cultura. Também é uma maneira das crianças negras encontrarem seus referenciais", disse a técnica pedagógica da Secretaria da Educação Clemilda Santiago Neto. Segundo ela, a evasão escolar é maior entre os estudantes negros e um dos motivos é porque eles não se identificam com a forma como a História é apresentada nas escolas.

A Lei nº 10.639 exige que o ensino da história e cultura afro-brasileira seja tratada dentro das disciplinas que já existem, ou seja, não será criada nenhuma outra para tratar do assunto. Dessa forma, os professores serão os responsáveis pelo ensino dessa temática dentro de suas próprias matérias. A lei prevê que a ênfase do trabalho deve ser dada às disciplinas de História, Artes e Português.


Continue lendo