A escola municipal São Francisco de Assis, que fica no bairro Mercês, em Curitiba, pode ser fechada assim que as aulas acabarem, no final deste ano. Cerca de 220 alunos de 1ª a 4ª série estudam na escola, que existe há 42 anos.
O argumento da prefeitura é de que o custo de manutenção da escola seria muito alto, porque o prédio é alugado e os alunos não morariam na região, o que estaria diminuindo o número de matriculados ano a ano.
Apesar da afirmação da prefeitura, pais de estudantes entrevistados por um telejornal estão preocupados e não sabem para onde transferir os filhos, que iam a pé para a escola. Os funcionários temem perder o emprego.
A diretora da escola defende o encerramento das atividades de forma gradual. Segundo ela, não haveria transtorno nenhum se todos os alunos já matriculados continuassem na escola até concluírem a quarta série, para só depois serem transferidos. Esse processo duraria três anos.
Ainda segundo a prefeitura, os pais de alunos devem receber uma carta nos próximos dias, indicando o novo colégio no qual devem matricular seus filhos.