A comunidade do município de Reserva do Iguaçu, no Paraná, contesta o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola, divulgada nesta semana pelo Ministério da Educação. Os dados mostraram que a Escola Municipal Monteiro Lobato teria obtido a pior nota: 0,1. De acordo com a diretora da escola, Eliete Morilia, existem comprovações de que esses dados estão incorretos.
Ela explica que houve um erro no repasse de informações, com a troca entre os números dos alunos aprovados pelos reprovados, o que garantiu a péssima colocação da escola. Segundo a diretora, em 2005, dos 348 alunos da escola, apenas 18 alunos foram reprovados. "Por isso que nós acreditamos que houve erro, porque as diferenças são gritantes", afirma.
Além disso, ela cita que a escola é considerada um modelo na região, e oferece aulas de reforço e classes especiais. "Nossa escola preza muito a qualidade, quem conhece a nossa realidade está indignado", afirma a diretora. Segundo a diretora, o desempenho da escola na Prova Brasil de 2005 ficou acima da média das escolas municipais do município, do estado e do Brasil.
Morilia afirma que a escola já entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação e que, na próxima semana, irá procurar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para retificar os dados. Atualmente, a escola tem 380 alunos na educação infantil ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, além de turmas para educação de jovens e adultos.