Paraná

Entidades apóiam fechamento da Estrada do Colono

19 jun 2001 às 12:08

A União de Entidades Ambientalistas do Paraná (Uneap) manifestou ontem apoio ao fechamento da Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu. Em nota enviada à imprensa, a Uneap acusa políticos da região de coagir a população a manifestar-se contra o fechamento do parque.

"É lamentável que, em pleno século XXI, quando se discute estratégias sustentáveis para o Planeta e quando o Brasil mais precisa de defensores de sua riqueza natural para fazer frente às cobiças internacionais, tais políticos ajam assim, denegrindo todo e qualquer compromisso com a questão ambiental", argumenta a entidade sem, no entanto, dar nome aos políticos a que se refere.


A Uneap sugere que as lideranças políticas se empenhem em promover um trabalho de educação ambiental na região. Segundo a nota, o argumento de que há contradição em fazer um trabalho de educação na presença de militares no parque, não tem consistência. "Se existisse um trabalho de educação jamais seria necessária a ação da polícia, uma vez que jamais seria ocupada uma estrada no meio de um Parque Nacional", salienta a entidade.

A Estrada do Colono corta o Parque Nacional do Iguaçu, decretado Patrimônio Natural da Humanidade em 1997. O parque é uma das últimas reservas de biodiversidade e mata nativa do Estado. Na última quarta-feira, ação da Polícia Federal e do Exército cumpriu a decisão judicial de fechar a Estrada do Colono.


Continue lendo