O primeiro dia do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi marcado por grandes congestionamentos nas proximidades do Campus Curitiba, no bairro Prado Velho, que concentra o maior número de vestibulandos. Com isso, pelo menos dez estudantes acabaram chegando atrasados e foram desclassificados do concurso.
Fora esse incidente, o vestibular transcorreu normal. Dos 14.548 candidatos, a Comissão de Organização do Vestibular registrou 548 faltas. O concurso continua até sexta-feira e a previsão é que o resultado seja divulgado no dia 12 deste mês.
Entre os atrasados, Rodrigo Alves, candidato ao curso de Arquitetura e Urbanismo, não se conformava por não conseguir entrar. "Eu vim de táxi, mas o trânsito estava horrível e não deu para chegar", repetia, ao ver a porta fechar, segundos antes de sua chegada.
Outro atrasado, mas conformado, era o candidato à Agronomia, Paulo Granze, 23 anos. "Como eu já faço Medicina na Bolívia não estou tão chateado. Essa situação deve ser bem mais difícil para quem não tem outra opção", falou. Segundo o presidente da Comissão, uma das causas do engarrafamento é a quantidade de estudantes que está concentrada no Campus. Em 1999, 6 mil realizaram vestibular no local e este ano são cerca de 10 mil.
Um total de 14.548 candidatos disputam as 5.520 vagas em 48 cursos, com entradas para o 1º e 2º semestres deste ano. Os cursos mais concorridos são Medicina com 20,6 candidatos por vaga, seguido de Direito diurno com 6,6, Direito noturno com 6, Publicidade e Propaganda com 4,5, Jornalismo com 4,2 e Odontologia com 3,9 candidato por vaga. O único curso novo deste ano é Engenharia Ambiental, com 84 inscritos concorrendo a 60 vagas.
Leia mais em reportagem de Maigue Gueths na Folha do Paraná desta quinta-feira