Paraná

Enfermeiros fazem feira na Boca Maldita

12 mai 2001 às 14:20

"Cuidar da vida promovendo a saúde" foi o tema escolhido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Abem), que comemorou o Dia do Enfermeiro, ontem, colorindo a Boca Maldita com enormes barracas com dicas e informações sobre prevenção de doenças e hábitos necessários para ter uma vida saudável.

"Para ter uma idéia da importância destas ações, 90% dos óbitos maternos poderiam ser evitados com serviços de pré-natal e atendimento correto à gestante", diz Alaerte Leandro Martins, presidente da Abem-Seção Paraná. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a cada dólar gasto na prevenção, economiza-se US$ 36 na assistência médico-hospitalar, e que 80% das doenças poderiam ser evitadas com investimenos na prevenção e atenção básica à saúde.


Segundo a enfermeira Maria Goretti David Lopes a proposta é mostrar que a comunidade pode contar o enfermeiro em qualquer lugar, nas unidades de saúde, hospitais, empresas e até em casa com o projeto saúde da família. "Muitas vezes o enfermeiro tem contato mais duradouro e intenso com os pacientes do que o médico", explica.

Promovida pela Abem em conjunto com a Prefeitura de Curitiba e apoio de instituições de ensino ligadas à enfermagem, a "feira da saúde" atraiu centenas de pessoas. Foram repassadas informações sobre aleitamento materno, cuidados pré-natal, vacinação, prevenção do câncer e de traumas, tratamento de feridas, saúde da mulher e do trabalhador, além de fazer exames de colesterol, glicemia e medição de pressão.


Continue lendo