Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Embarcou nesta terça

Enfermeiro de Rolândia é convocado pela Força Nacional do SUS para ajudar povos yanomami

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
07 mar 2023 às 19:38
- Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O enfermeiro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), Adriano Piza, embarcou nesta terça-feira (7) para o Norte do País, onde vai ajudar na proteção e atendimento do povo yanomami. O profissional foi convocado pela Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), programa de cooperação que existe desde 2011, época que Piza fez a inscrição, se recadastrando neste ano.


Esta é a terceira missão do enfermeiro longe do Paraná. A primeira foi em 2019, em Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem da Vale. A segunda, desta vez pela Força Nacional do SUS, foi no início de fevereiro, em Boa Vista, Roraima, dentro do polo Surucucu e de outros três sub polos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“As equipes eram compostas por três profissionais da Força Nacional do SUS: um médico e dois enfermeiros, que atendiam todo tipo de demanda, espontânea ou as de emergência por busca ativa, prestando atendimentos a casos de desnutrição grave, moderada, problemas respiratórios, síndrome respiratória grave, malária, traumas e até mesmo ferimentos de arma branca e de fogo”, relatou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Contra alunas

Califórnia: professor de colégio é afastado após denúncias de assédio sexual

Imagem de destaque
Redação Bonde com AEN

Conheça a história e os bastidores do Teatro Guaíra, que completa 140 anos

Imagem de destaque
2.827 vagas em Londrina

Paraná começa a semana com 22 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador

Imagem de destaque
Maior número em 14 anos

Aumento no número de incêndios florestais preocupa autoridades no Paraná


De acordo com o enfermeiro, no tempo que passou junto ao povo yanomami se deparou com situações de fome e desnutrição gravíssimas. “Nos meus quase 22 anos de enfermagem nunca imaginaria de veria algo desta forma”, afirmou. “Vi as condições precárias com água contaminada pelos garimpos e sem condições de uso dos igarapés, os indígenas sem condições de trabalho pela doença e a maioria com malária e febre”, contou.


Piza ficará até o final do mês em Roraima. “A expectativa é de poder continuar com o trabalho e os esforços, que é o que vai amenizar o caos instalado, principalmente do número de casos graves e óbitos”, projetou. “É muito gratificante visualizar como estavam antes dos atendimentos e como ficaram depois das dietas assistidas. Observamos a evolução de peso e das condições melhores de saúde.”


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Enfermeiro do Samu de Rolândia é convocado para ajudar yanomamis
Adriano Piza faz parte da Força Nacional do SUS e estará pela segunda vez em Roraima; profissional comenta situação dos indígenas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade