O avião em que voava o deputado federal José Carlos Martinez, presidente do PTB, foi encontrado por voalta das 14 horas deste domindo. O monomotor decolou do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba, por volta das 9h25 e bateu em um morro próximo a Guaratuba.
No acidente, morreram o deputado Martinez, o piloto, Carlos Luiz da Luz, e dois amigos do deputado, André Surugi e João Luiz Goebel.
Eles partiram com destino a Navegantes, cidade catarinense próxima a Joinville e Blumenau. O Departamento de Investigação da Aeronáutica deverá levar, pelo menos, 90 dias para saber quais foram as verdadeiras causas do acidente (clique aqui para ler a matéria)
Segundo informações do deputado Roberto Jefferson, líder do PTB na Câmara, Martinez deve ser velado na Assembléia Legislativa do Paraná.
O resgate foi interrompido no final da tarde de domingo devido às más condições metereológicas. O avião está praticamente enterrado no morro Parati (leia mais).
José Carlos Martinez era presidente nacional do PTB, aliado do governo Lula da Silva e proprietário da rede de comunicação CNT. Já exerceu mais de um mandato, e causou polêmica na política em circunstância de situações constrangedoras. A última delas foi o episódio em que presenteou o Ministro da Casa Civil, José Dirceu, com o um relógio Rolex falsificado. Para amenizar a situação, Martinez o substituiu por um verdadeiro pouco depois.