Paraná

Enchente afeta 60% da área urbana de Morretes

27 jan 2003 às 20:21

A forte chuva que atinge o litoral desde a madrugada desta segunda-feira causou deslizamento de barreiras, deixou a BR-277 interditada e vários pontos alagados em Morretes, Matinhos e Guaratuba.

O prejuízo com as chuvas torrenciais já deixa 76 desabrigados em Morretes, alojados temporariamente no Colégio Rocha Pombo. De acordo com a Defesa Civil, os alagamentos atingiram cerca de 60% da área urbana do município e aproximadamente 300 casas e 1,5 mil pessoas sofreram com a força da chuva.


As cidades litorâneas de Matinhos e Guaratuba também voltaram a ser castigadas pela constante chuva do final de semana. De acordo com a Coordenação Estadual da Defesa Civil, no Balneário Piçarras, em Guaratuba, cerca de 120 casas foram atingidas pela enchente. Vinte pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para a sede da Fundação de Ação Social do Paraná (Faspar). Ainda em Guaratuba, houve queda de barreira na PR-412, próximo ao embarque do ferry-boat, que interrompeu o acesso à cidade por Garuva.


Em Matinhos, 21 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa da enchente e ficaram abrigadas na sede da Guarda Municipal. O coordenador da Defesa Civil de Matinhos, coronel Freddy Weigert, informou que, apesar da chuva ter persistido durante todo o dia, no final da tarde as famílias desabrigadas puderam retornar. No período da tarde, segundo ele, a água já havia baixado, mas ainda havia pequenos pontos de alagamento no Balneário Caiobá.


Em nota divulgada nesta segunda-feira à tarde, a assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu informou que a Defesa Civil do Paraná está mobilizada para atender os desabrigados por causa das chuvas que estão atingindo o Litoral do Estado. Uma base avançada foi montada em Morretes, onde a situação é mais crítica. A prefeitura, Corpo de Bombeiros e a Polícia Florestal também estão prestando socorro aos desabrigados.

*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina


Continue lendo