Paraná

Empresa é multada pelo Ibama em Ibiporã

08 out 2009 às 17:40

Por produção e comercialização de agrotóxicos em desconformidade com a licença obtida, duas filiais da Basf S.A. foram autuadas pelo Ibama, somando mais de R$ 470 mil em multas aplicadas. A empresa tem 20 dias a contar da aplicação da penalidade administrativa para apresentar defesa ao Ibama. Até o momento, a operação apreendeu 99 sacos de 15 kg do agrotóxico Granutox 150 G, armazenados na empresa em Ibiporã/PR.

Amostras do produto foram encaminhadas para análise. A fiscalização continua em outras empresas que trabalham com agrotóxicos nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.


Segundo o diretor substituto de Proteção Ambiental do Ibama, Bruno Barbosa,"esta ação inaugura uma nova frente de batalha para a proteção ambiental. O processo de vistorias fiscalizatórias relacionadas a autorizações para produção de agrotóxicos seguirá adiante."


A Diqua está realizando o levantamento de todos os ingredientes ativos registrados no Brasil para a produção de agrotóxicos, para que seja possível proceder a reavaliação daqueles que possuam grandes riscos ambientais.


BASF

Em nota, a Basf esclareceu que o recolhimento do produto não se refere a problemas de performance e qualidade no agrotóxico. E que os clientes diretamente envolvidos no tema foram informados sobre os procedimentos a serem cumpridos. A Basf reforça o seu compromisso em atuar de acordo com seu Código de Conduta e Valores e Princípios, e está analisando cuidadosamente a solicitação feita pelo IBAMA, e apresentará os esclarecimentos técnicos necessários dentro do prazo estipulado por este órgão.


Continue lendo