Dois dias depois de uma fuga de oito detentos da Cadeia Pública de Arapongas, uma nova tentativa foi registrada na madrugada desta terça-feira (22), por volta das 3h. Os presos teriam cerrado a grade e passado óleo no corpo para conseguir passar pelo espaço. A situação foi semelhante à registrada na fuga do último domingo (20), onde, até agora, nenhum dos oito presos foi recapturado.
De acordo com informações do delegado Carlos Marcelo Sakuma, na tentativa desta madrugada, os detentos teriam conseguido chegar ao pátio de sol, mas foram percebidos pelo investigador de plantão que acabou solicitando reforço à Polícia Militar na tentativa de evitar a fuga. Como a contagem de presos deverá ser feita apenas na manhã de quarta-feira (23), não se sabe se algum preso teve êxito na fuga.
Atualmente a carceragem de Arapongas, que está localizada na área central da cidade, está com capacidade de presos muito além da capacidade estrutural; são 160 presos em um espaço com capacidade para 44.
O presidente do Conselho de Segurança de Arapongas, Osvaldo Damião Veiga Filho, cobrou melhorias, defendendo a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) como a única saída para a resolução do problema.
"Até que os problemas estruturais e a superlotação não sejam efetivamente resolvidos, doenças, fugas e rebeliões serão uma constante em nosso município. Há muito tempo a gente busca, junto ao Governo do Estado, que aquele local seja destruído e ocorra a construção do nosso Centro de Detenção, cujo terrenos até já temos. Enquanto não houver essa sensibilização por parte do poder público, a situação vai continuar do jeito que está para pior. Estamos chegando ao fundo do poço", criticou.
O prefeito de Arapongas, Antônio José Beffa, esteve em audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira, solicitando medidas urgentes para solucionar os problemas da Cadeia Pública. Em outra ocasião, um dossiê com documentos e projetos arquitetônicos para a construção do CDP foi apresentado ao secretário de Segurança Pública do Paraná.