Paraná

Em Londrina, Beto Richa defende aumento do pedágio

29 nov 2012 às 20:19

O governador Beto Richa (PSDB) defendeu, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (29) em Londrina, o reajuste de 4,69% do pedágio cobrado nas rodovias estaduais e federais do Paraná. No entendimento dele, o assunto pedágio precisa ser despolitizado no estado. "Foi o que eu falei durante a campanha. Não vou ser demagógico. O reajuste anual é inevitável. Ele está previsto no contrato firmado entre governo e concessionária há 20 anos e precisa ser cumprido", argumentou.

Richa lembrou que prometeu, durante a campanha eleitoral, que iria cobrar mais investimentos das concessionárias responsáveis pelo pedágio no Paraná. "E isso já está acontecendo. Cito aqui a duplicação entre Medianeira e Matelândia, o contorno rodoviário de Mandaguari, a duplicação entre Jandaia do Sul e Apucarana e a duplicação da BR-277, entre Curitiba e Campo Largo", exemplificou.

Ele também afirmou que é "importante destacar que o reajuste médio do pedágio está abaixo do índice inflacionário". "E outra, da redução da tarifa do ferryboat de Guaratuba ninguém fala. Fizemos isso por que constatamos que a empresa responsável pelo serviço não estava levando a sério a meta de investimentos exigida pelo governo", explicou.

Beto Richa destacou que o Governo do Estado só conseguiu constatar a situação por causa da Agência Reguladora, criada justamente para acompanhar e monitorar o trabalho feito pelas concessionárias no Paraná. "É um órgão que acabou com a inserção política no tema. Criamos a agência para tratar do tema eminentemente dentro da questão técnica", concluiu.


Continue lendo