Os curitibanos terão oportunidade de aprender um pouco mais sobre os hábitos e comportamento das aves que vivem na cidade. A Prefeitura de Curitiba começa neste fim de semana o primeiro curso de Observação de Aves. O curso , que faz parte do programa de Biodiversidade Urbana, o Biocidade, tem como objetivo, além de incentivar a prática de observação de aves nas áreas verdes da cidade, repassar conhecimento sobre conservação ambiental.
As aulas, teóricas e práticas, serão dadas pelo ornitólogo do Museu de História Natural de Curitiba, Pedro Scherer Neto. O curso para 30 pessoas começa na sexta-feira (15), às 18h, no Jardim Botânico. A aula prática será sábado (16), na região do Zoológico Municipal. "É uma oportunidade de conhecer e identificar a riqueza de espécies de aves que existem na cidade", diz Scherer.
Nas aulas teóricas serão usadas fotos e animais taxidermizados (empalhados). O ornitólogo explicará os detalhes que diferenciam as espécies, como formato de cauda e de bico, coloração das penas, canto, distribuição geográfica, alimentação e comportamento além de instrumentos necessários para a observação em campo.
No sábado, as aulas começam às 7h, na região do Zoológico. O grupo poderá colocar em prática as técnicas de observação. Próximo ao rio Iguaçu, o ambiente formado pela mistura de floresta e áreas alagadas é rico em aves, favorecendo inclusive o aparecimento de espécies migratórias.
Para atender a população, a Prefeitura de Curitiba criará um calendário para os cursos de observação de aves. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3264-7365, com Renata, ou pelo endereço eletrônico museubotanico@smma.curitiba.pr.gov.br.