Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino participaram de um treinamento de prevenção ao câncer de pele. O objetivo da Secretaria da Educação é que os educadores utilizem os conhecimentos passados durante o curso na vida própria e para ensinar os alunos, fazendo com que os integrantes do grupo ajam como multiplicadores. O projeto, intitulado "Saúde à Flor da Pele", é o primeiro realizado pela Secretaria da Educação visando a prevenção da doença e terá início na próxima segunda-feira (12), nas escolas municipais.
Segundo a coordenadora de Educação Física da Secretaria da Educação, Débora Gomes Zanoni, o projeto é norteado por questões que visam estimular o educador a ter uma visão científica e prática sobre o dia-a-dia do profissional da educação. "Neste intuito, o projeto também visa fazer com que os professores se tornem multiplicadores destes conhecimentos junto aos 15.000 alunos que atendem atualmente".
No Brasil, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD advertem, "a exposição ao sol de forma inadequada pode levar a inúmeros prejuízos à pele e ainda é a responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o câncer da pele". Estimativas do Instituto Nacional do Câncer - INCA prevêem 55.480 casos novos para o sexo masculino e 61.160 para sexo feminino.
"Nessa perspectiva e com intuito de realizar ações diferenciadas, também com o objetivo de diminuir, a longo prazo, a incidência da doença, acreditamos que uma ação junto aos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino irá contribuir na Campanha contra o Câncer de Pele", explica a coordenadora.
Prevenção - Os professores de Educação Física foram escolhidos tendo em vista que se encontram expostos ao sol, justamente em horários que a SBD, recomenda a não exposição, ou seja, entre 10 e 16 horas (horário de verão) e entre 9 e 15 horas.
Além de evitar a exposição, a SBD recomenda como prevenção o uso de filtros solares, com reaplicação a cada duas horas e Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15, o uso de camisetas, chapéus ou bonés e consultas periódicas ao dermatologista.