Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segurança no verão

Drones tecnológicos com sinais de alerta já fizeram 96 patrulhas no Litoral do Paraná

Redação Bonde com AEN
08 jan 2025 às 13:30

Compartilhar notícia

- CBMPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os novos drones equipados com sinalização e comunicação por voz, usados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná durante este verão, já realizaram 96 patrulhas preventivas desde 14 de dezembro, tornando-se uma atração e um importante aliado na segurança das praias.


Para Miguel Batista dos Santos, de 10 anos, morador de Piraquara, os drones chamam a atenção de um jeito diferente. “Eles parecem uma bronca do bem, sabe? Acho que ajuda muito, porque se uma pessoa estiver se afogando lá do meio, o drone já consegue ver”, diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com bases em Matinhos e Guaratuba, os drones cobrem todo o Litoral conforme a demanda, como explica a capitã do Corpo de Bombeiros, Tamires Silva Pereira. 

Leia mais:

Imagem de destaque
35 mil prêmios

Primeiro sorteio em 2025 do Nota Paraná terá mais de 3,1 milhões de participantes

Imagem de destaque
894 mil

Paraná foi o 3º principal destino de turistas estrangeiros no Brasil em 2024

Imagem de destaque
Aumento de 13,2%

Paraná foi o 3º principal destino para turistas estrangeiros no Brasil em 2024

Imagem de destaque
Parceria público-privada

Educação divulga data da audiência pública do programa Mais Escolas Paraná


“Escolhemos Guaratuba por ser uma área mais isolada, onde o apoio demora mais, e Matinhos pela facilidade de deslocamento para municípios próximos, como Pontal do Paraná e Antonina”, detalha.

Publicidade


Além de patrulhar áreas de risco e alertar banhistas sobre correntes de retorno ou zonas sem guarda-vidas, os drones também têm sido utilizados em buscas e salvamentos. Segundo a tenente, eles participaram de quatro operações para localizar vítimas recém-submersas. 


“Esse equipamento é muito robusto. Ele tem um alcance de voo maior, zoom de alta precisão e câmera térmica, permitindo localizar vítimas até em áreas de mata ou debaixo de escombros”, salienta.

Publicidade


O diferencial que mais tem encantado as famílias nas praias, porém, é o uso de comunicadores de voz. A turista Liabilih Angela Ribas Schoemberger, de 15 anos, ficou impressionada com a eficácia. 


“A gente estava perto de uma bandeira preta, onde não tinha guarda-vidas, e o drone avisou que não podíamos ficar lá. Então, fomos para perto da bandeira de guarda-vidas. Achei muito legal, porque ajuda as pessoas a evitar riscos de se afogar”, afirma.

Publicidade


Os drones, que patrulham as praias duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, já estão mudando a dinâmica da prevenção. “Os banhistas têm obedecido às orientações dos drones, e essa abordagem por ar tem facilitado muito a conscientização e prevenção, porque o drone consegue chegar bem próximo das pessoas, com mensagens claras”, afirma Tamires.


Imagem
Não fui consultada, diz Cloara Pinheiro sobre fim da Secretaria da Mulher em Londrina
A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), defendeu em entrevista à Folha de Londrina a permanência da Secretaria de Políticas para as Mulheres de Londrina.


EQUIPAMENTOS 

Publicidade


Os drones são do modelo DJI Matrice 350 RTK e estão equipados com hélices maiores, garantem maior estabilidade, menor consumo de bateria e autonomia de voo de até 55 minutos, sendo menos suscetíveis a ventos fortes e operando até mesmo sob chuva.


Publicidade

ATENDIMENTOS


Desde o início do Verão Maior Paraná, o Corpo de Bombeiros já realizou mais de 80 mil orientações a banhistas e quase 7 mil ações de sinalização. Apesar dos esforços, ainda são registrados casos de imprudência: 661 pessoas precisaram ser resgatadas no mar, 44 em situação de afogamento.

Publicidade


O passo inicial para aproveitar o banho de mar sem se colocar em perigo é escolher bem o local para montar acampamento e se refrescar. E o CBMPR (Corpo de Bombeiros Militar do Paraná) ajuda nessa decisão com a utilização de placas de sinalização. As áreas protegidas por guarda-vidas ficam entre duas bandeiras bicolores (vermelho e amarelo). A orientação é sempre tomar banho de mar dentro desse espaço.


Os locais desguarnecidos de guarda-vidas, por sua vez, são marcados por bandeiras pretas, que significam que não se deve entrar na água naquela região. Sem um guarda-vidas por perto, mesmo com as rondas efetuadas pelos profissionais, a ajuda em caso de emergência pode não chegar em tempo hábil.


VERÃO MAIOR PARANÁ 


Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Ao todo serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.


Imagem
Após ter carro e equipamentos incendiados, casal faz apelo para voltar a trabalhar em Londrina
No dia 27 de dezembro, o casal trafegava pela avenida Juscelino Kubitschek, no Centro de Londrina, quando o veículo que estava misteriosamente começou a pegar fogo. Dentro do carro, havia cerca de R$ 40 mil em equipamentos de trabalho.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo