O governo do Estado autorizou, no início deste mês, a formalização de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e o Banco do Brasil para o lançamento do Projeto Anjos da Escola, que irá beneficiar aproximadamente 2.100 escolas e um total de 1.500.000 alunos da rede pública estadual e seus familiares.
O grande diferencial desse projeto é a participação da comunidade na implementação das políticas públicas educacionais, principalmente no suporte aos programas culturais, esportivos e de pesquisa, através das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) dos colégios estaduais.
Essa participação da comunidade se dará por meio de uma campanha de arrecadação de recursos financeiros nas contas de energia elétrica. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar. A doação mensal, de no mínimo R$ 1, deve ser autorizada pelo titular da conta de energia na Copel.
O valor será destinado para a APMF escolhida pelo doador. Segundo informações da Secretaria de Eduação do Estado, os recursos arrecadados deverão ser investidos, obrigatoriamente, na escola indicada e serão destinados conforme o plano de aplicação, aprovado em Assembléia Geral das associações. As APMFs, todos os anos, terão que prestar contas do projeto à Secretaria de Educação.