As divisórias entre duas salas de aula da Escola Municipal Júlio Moreira, no bairro São Bráz, em Curitiba, se desprenderam do teto e caíram, machucando três crianças e assutando mais de cem.
O acidente ocorreu na terça-feira, no terceiro andar da escola. Duas meninas e um menino, todos com 6 anos e estudantes da pré-escola, se feriram e foram encaminhados para o serviço de emrgências médicas. As divisórias de madeira se soltaram e caíram sobre um armário da sala e também no corredor. Havia 25 crianças na sala noomento do acidente.
De acordo com a rádio CBN, a Comissão de Segurança de Edificações da Prefeitura (Cosedi), da Secretaria Municipal do Urbanismo, e representantes do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP), irão realizar uma vistoria no local, que está interditado.
De acordo com a coordenadora da escola, Noeli Bello Silva, a escola foi reformada há pouco tempo e já havia passado por uma vistoria. Segundo Noeli, a causa provável da queda da divisória foi o vento muito forte que atingiu a região na terça à tarde.
Segundo im representante da Secretaria Municpal de Educação, o acidente poderia ter sido evitado se as janelas estivessem fechadas - em caso de fortes ventanias, já havia sido recomendado que as janelas fossem fechadas.
De acordo com Vitor Guerra, engenheiro responsável pela reforma, todos os cuidados foram tomados e as vigas foram reforçadas. Além disso, as obras foram acompanhadas por engenheiros do PBQP e, por estarem no período de garantia, o serviço será refeito.
Na escola estudam 700 alunos, da pré-escola à quarta série. De acordo com a secretaria Municipal de Educação, nos últimos 6 meses foram reformadas 30 escolas da rede municipal de ensino.