O inverno começou com geadas em todo o Estado. A previsão para esta sexta-feira é que as geadas sejam ainda mais intensas em todo o Paraná. As temperaturas também devem cair um pouco, ficando abaixo de zero nas regiões Sul, Sudoeste e Central do Estado. Em Palmas (ao Sul) e Guarapuava (Centro), os termômetros registraram um grau negativo nesta madrugada. Esta foi a temperatura mais baixa do ano, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
As temperaturas devem chegar a dois graus negativos, até a madrugada de domingo, em Entre Rios (Oeste), Telêmaco Borba (Central) e Toledo (Sudoeste). Em Pato Branco (Sudoeste), as temperaturas irão variar de um grau negativo a doze graus. Em Foz do Iguaçu e Cascavel, a mínima será de um grau.
A temperatura mais baixa do dia ocorreu em Guarapuava (Central) e Palmas (Sul). Lá os termômetros marcaram um grau negativo. Ponta Grossa (Central) ficou em segundo lugar no ranking, pois a temperatura na cidade chegou a zero grau. Em Foz do Iguaçu (Oeste) e Pato Branco (Sudoeste) a mínima foi de um grau.
Curitiba e Londrina (Norte) (apesar das gedas) mantiveram as temperaturas positivas. A mínima em Curitiba foi de 1,6 graus. Em Londrina, os termômetros oscilaram entre três e 15 graus.
O Simepar prevê que até sábado as geadas continuem fortes. No domingo, deve esquentar um pouco. Com isso, as geadas serão mais fracas neste dia. No entanto, com a chegada de uma nova massa de ar polar ao Estado na segunda-feira, as temperaturas despencarão novamente, ocasionando a formação de geadas em todas as regiões do Estado, com exceção do Litoral.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Itamar Moreira, este ano, o inverno manterá as características típicas do inverno paranaense. Ou seja, de dias bastante frios e de geadas. "Será o inverno mais rigoroso dos últimos cinco anos, com exceção do ano passado, cujo inverno foi atípico", disse. Conforme ele, no inverno de 2000 fez um frio fora do comum porque não houve a influência dos fenômenos El Niño (que provocava o aquecimento das águas do Pacífico) e do La Ninã (que provocava o resfriamento das mesmas).
Moreira explicou que as massas de ar polares provocam além de quedas na temperatura a diminuição da umidade relativa do ar. "Com o ar seco, a formação de nuvens diminui, provocando as geadas". Explicou que no solo a temperatura é mais baixa do que a um ou dois metros. "No chão, ocorre a formação de cristal de gelo quando a temperatura está no ponto de congelamento, ou seja, a zero grau", completou.
Veja as menores temperaturas
Quinta-feira
GUARAPUAVA 1 grau negativo
PALMAS 1 grau negativo
PONTA GROSSA 0 grau
Sexta-feira
PALMAS 0,6 graus
FOZ DO IGUAÇU 1 grau
PATO BRANCO 1 grau
Sábado
ENTRE RIOS 2 graus negativos
TOLEDO 2 graus negativos
TELÊMACO BORBA 2 graus negativos
PATO BRANCO 1 grau negativo
FOZ DO IGUAÇU 1 grau