Com a proximidade do "Dia das Mães", o Procon-PR (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor ) recomenda que os consumidores fiquem atentos ao adquirir produtos para presentear. O Procon salienta, por exemplo, que o consumidor não deve assinar fichas de cadastro ou qualquer outro documento em branco.
Se o consumidor optar por roupas, deve verificar se elas possuem etiqueta com a composição do tecido, lavagem e tamanho. É importante certificar-se da possibilidade de troca da mercadoria, em caso de problemas.
Na compra de produtos de perfumaria ou alimentos, nacionais ou importados, devem ser observado se constam informações no rótulo referentes a peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição e dados do fabricante ou do importador. Todas as informações devem estar em língua portuguesa.
Se a opção for eletrodoméstico ou eletroeletrônico, o manual que acompanha o produto deve estar em português e o certificado de garantia, preenchido. Ambos devem ser entregues na hora da compra, quando é possível solicitar à loja que retire o produto da embalagem para uma demonstração do seu funcionamento.
A exigência da nota fiscal ou ticket de compra é fundamental. Nela devem constar o nome, endereço e CGC da empresa. A nota fiscal é o documento necessário para trocas, garantia e eventuais reclamações.
Informações da AEN