O Paraná comemora o Dia da Árvore com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento. A ação é do programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) programaram ações de distribuição e plantio de mudas em todo o Estado. A maior parte das ações aconteceu nesta segunda-feira, 21 de setembro. Algumas atividades aconteceram sábado e domingo (19 e 20). Todas as ações são cercadas de cuidados, com uso de máscaras, álcool gel e distanciamento. Em Londrina, a Mata dos Godoy recebeu o plantio de 100 mudas.
De acordo com o secretário Márcio Nunes, o reflorestamento é uma das ações para promover a sustentabilidade no Estado. "O Paraná é o estado que mais produz e distribui árvores nativas, com foco na preservação e recuperação de áreas degradadas. Somos o Estado que mais cuida, fiscaliza e recupera o meio ambiente”, afirmou.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Cada atividade foi idealizada pelos Escritórios Regionais do IAT. É um dos maiores movimentos de plantio de árvore do Brasil, em conjunto com demais instituições estaduais, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-PR) e municipais. "A ação busca o bem-estar da população com um meio ambiente melhor, mais agradável e com mais florestas nativas no Estado”, destacou o presidente do IAT, Everton Souza.
VIVEIRO – O objetivo é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo IAT. O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa. Devido à pandemia do coronavírus, alguns Escritórios Regionais do IAT optaram por realizar as atividades no sistema Drive Thru.
EDIÇÃO ANTERIOR – No ano passado, a ação do Paraná mais Verde envolveu as 2.100 escolas estaduais e 400 escolas especiais dos 399 municípios. Elas receberam mudas e os alunos as levaram para plantar com suas famílias, em casa. Mais de 400 mil árvores foram entregues aos estudantes. Elas representam 400 hectares.
COVID-19 – O IAT orienta que é preciso adotar medidas de cuidado e prevenção na distribuição e plantio das mudas, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, entre outras. As administrações devem adotar medidas de acordo as características de cada local.