Paraná

Detran entra em greve, mas paralisação não deverá prejudicar atendimento

15 dez 2014 às 08:38

O Departamento de Trânsito do Paraná esclarece aos usuários que a greve anunciada pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sisdep), nesta segunda-feira (15), não deve prejudicar a sociedade paranaense e já preparou um plano de contingência para evitar maiores problemas. A autarquia, através da Procuradoria Geral do Estado, vai adotar as medidas judiciais cabíveis questionando a legalidade do movimento.

O Detran vai remanejar funcionários, contando principalmente com os servidores estatutários que ocupam as Funções Comissionadas de Confiança, criadas em 2012 para formar um corpo gerencial e, assim, transferir a gestão das Ciretrans aos funcionários de carreira. O processo é considerado modelo no país e valoriza o corpo funcional.


Os serviços considerados essenciais devem ser mantidos, como a liberação de veículos apreendidos, primeiro registro de automóveis, exames práticos para primeira habilitação que estejam vencidos em 30 dias, renovação de CNH vencidas há mais de um mês, além do recebimento e devolução de CNH suspensa.


Os serviços online, oferecidos pelo sistema Detran Fácil, que já tiraram mais de 1,5 milhão de pessoas dos balcões de atendimento, podem ser usados para realizar solicitação de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Permissão Internacional para Dirigir (PID); CNH Definitiva; Renovação Automática da Habilitação; e agora também: Alteração de endereço do condutor e do veículo; Recurso de multas estaduais; Recurso de suspensão e cassação de CNH; e agenda de Curso de Reciclagem para Motoristas Infratores;


Os usuários também podem contar com os terminais de autoatendimento, instalados em Ciretrans, shoppings, mercados e prefeituras. Os equipamentos permitem acesso rápido a uma série de serviços disponíveis no sistema Detran Fácil. Desde o lançamento, os 200 terminais em funcionamento, em 165 cidades do Paraná, foram responsáveis por 627 mil acessos.


O atendimento telefônico gratuito 24 horas, inclusive aos sábados e domingos, continua. Quem precisa de informações sobre processos de veículos, habilitação e infrações pode ligar para o 0800 643 7373 a qualquer hora do dia e da noite.


Os cursos de reciclagem também devem ser mantidos. Vale lembrar que, além de serem ofertados no Detran, também é possível fazer as aulas nos Centros de Formação de Condutores credenciados. Além disso, as autoescolas também podem receber as CNH, o que antes era feito apenas nas unidades do Detran.

Os serviços de veículos devem ser os menos prejudicados. Hoje, cerca de 85% deles, incluindo transferência, certidões e vistorias, já são feitos por despachantes. Vale lembrar que os despachantes, centros de formação de condutores, fabricantes de placas e clínicas médicas credenciadas atenderão normalmente.


Continue lendo