Apesar de 51 empresas terem retirado o edital de licitação para prestação de serviços de informática para o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), apenas três efetivaram, nesta sexta-feira, entrada no processo. A Empresa Datasul, Consórcio Mi Montreal-Optiglobe e Consórcio Positivo-Diveo entregaram os envelopes com os documentos exigidos para participação no processo.
Após analisar os documentos, a Comissão Especial de Licitação considerou apenas os dois consórcios habilitados para continuar na licitação. Segundo o presidente da comissão, José Cid Campêlo Filho, a empresa curitibana Datasul foi considerada inabilitada porque deixou de apresentar vários documentos exigidos pelo edital.
Na segunda-feira, a comissão publica sua decisão em Diário Oficial. A partir daí as empresas têm cinco dias para recorrer. Em seguida, elas serão chamadas para a entrega de envelopes com propostas técnicas do serviço e, por último, entrega de suas propostas de preços.
Duas ações populares tramitam na Justiça contestando a licitação. As ações acusam o processo de licitação de beneficiar a empresa Positivo Informática, contestam o valor previsto de R$ 110,4 milhões, além de questionar a formação da comissão e a nomeação do secretário de Governo, José Cid Campêlo Filho, como presidente do processo.
Leia mais da reportagem de Maigue Gueths na edição deste sábado da Folha de Londrina/Folha do Paraná