O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, de hoje a 13 de novembro, o seminário Internacionalização Produtiva e Financeira e o Desenvolvimento Regional.
O encontro acontece no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba. De acordo com o presidente do Ipardes, Paulo Mello Garcias, o objetivo é discutir o modelo atual de desenvolvimento econômico e buscar novas referências teóricas. ''O seminário vai apontar os desafios deste século para as economias periféricas e verificar suas implicações na questão regional'', explica.
O seminário começou com a palestra Referências "Teóricas sobre Desenvolvimento Regional", apresentada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Célio Campolina Diniz. Em seguida, o professor da Unicamp, Mariano Lapiane, e Paulo Brant, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, falam sobre a "Internacionalização Produtiva e a Integração dos Mercados Financeiros - Impactos sobre o Desenvolvimento Econômico dos Países Emergentes".
Na parte da tarde, duas palestras estão programadas. Os professores André Felipe Zago de Azevedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Octaviano Canuto, da Unicamp e USP, falarão sobre "Abertura Comercial e Formação de Blocos Econômicos - Resultados e Expectativas". E os professores Claudio Dedecca, da Unicamp, e Liana Cariejal, da Universidade Federal do Paraná, abordarão o "Mundo do Trabalho - Tendências Internacionais sobre o Emprego".
Informações e inscrições podem ser feitas no Ipardes, através da Coordenadoria de Relações com o Mercado, pelo telefone (41) 351-6347 ou e-mail crm@pr.gov.br, ou então no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Paraná, telefone (41) 360-4405, e-mail cmde@sociais.ufpr.br.