O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realiza no próximo dia 8 (terça-feira) o terceiro e último leilão de sucatas do ano. Serão vendidos 706 veículos, entre automóveis e motocicletas, divididos em 96 lotes. Os interessados podem conferir a listagem e as fotos no site www.der.pr.gov.br.
Os lotes podem também ser visitados postos do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) de Iporã, Peaberu, Iguaraçu, Colorado, Loanda, Porto Ubá, Rolândia, Jaguapitã, Porecatu, Sertaneja, Ibiporã, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Ibaiti e nos pátios do DER de Ponta Grossa, Apucarana e Jacarezinho. O leilão será realizado no auditório da sede do DER, em Curitiba.
Só poderão participar empresas registradas na Junta Comercial como comércio de autopeças. "Assim, garantimos que as sucatas, sem condição de trafegar, não voltarão às ruas e estradas", explica o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.
Os valores arrecadados com a venda dos lotes serão destinados ao pagamento de dívidas dos ex-proprietários dos veículos com o Estado, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas atrasadas e outros débitos acumulados durante o tempo de permanência nos pátios dos postos da Polícia Rodoviária Estadual.
Desde 2003, este é o 10.º leilão feito pelo DER com o objetivo de limpar os pátios do BPRv. Os veículos à venda não foram reivindicados pelos proprietários e estão localizados na 2.ª Companhia (Londrina), 4.ª Companhia (Maringá) e 5.ª Companhia (Ponta Grossa). O último foi realizado em setembro deste ano, resultando na arrecadação de R$ 168,8 mil e a venda de todos os 221 veículos oferecidos nos lotes (com AEN).