O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) encaminhou à Justiça um pedido para execução de reforço do muro de contenção do Viaduto da Avenida Dez de Dezembro com a PR-445. A solicitação foi encaminhada nesta sexta-feira (18) em resposta aos questionamentos feito pelo Judiciário.
De acordo com o órgão estadual, o pedido leva em conta o relatório da comissão interna do DER, o qual aponta a necessidade de reforço extra no muro, como forma de tranquilizar a população sobre a segurança da obra. Ainda conforme o DER, não há qualquer risco de queda da estrutura.
A obra está parada desde o dia 9 de fevereiro, depois que a Justiça atendeu ao pedido de providências da Promotoria de Defesa de Saúde Pública, Direitos do Trabalhador e da Habitação e Urbanismo. A justificativa é baseada no laudo emitido pelo Clube de Arquitetura e Urbanismo (CEAL), cujo resultado apontou instabilidade da edificação.
Desde então, a Promotoria tentou, também, paralisar mais obras na mesma rodovia sob a mesma razão, mas não conseguiu autorização da Justiça. O DER afirma, ainda, que a comissão composta por engenheiros e geólogos tem monitorado a execução da obra desde outubro de 2015.