Paraná

Deputados pedem apuração sobre tortura em cadeias do PR

21 nov 2003 às 16:24

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa convocou o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, para falar, na semana que vem, sobre as denúncias de tortura e espancamento contra presos no Paraná.

Ouvido pela rádio CBN, o presidente da comissão, deputado Durval Amaral (PFL), classificou como "gravíssimas" as denúncias feitas pelo ex-agente e líder sindical Lino do Nascimento. Segundo o deputado, o governo estadual precisa dar garantias de que as denúncias serão apuradas.


Na segunda-feira, Nascimento enviou ao secretário uma lista com nomes de agentes que teriam participado de sessões de tortura em penitenciárias paranaenses. Ele disse que existem pessoas dispostas a testemunhar que esse procedimento ainda existe nas cadeias do Estado.

Nesta sexta-feira, Nascimento pediu proteção especial para ele e para sua família, em carta enviada ao governador Roberto Requião. Na carta, ele pede urgência, com o argumento de que "talvez amanhã não seja mais necessário".


Continue lendo