Paraná

Deputados fazem acordo e aceitam "pedagiômetro" original

16 dez 2015 às 18:49

Deputados da base aliada e da oposição chegaram a um acordo e decidiram, nesta quarta-feira (16), aprovar a ideia original do "pedagiômetro", no terceiro turno de votações na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Assim, o projeto de lei 754/2015, de autoria do líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), recebeu duas das cinco emendas apresentadas. Uma delas, de Tercílio Turini (PPS), acrescenta ao texto, que já previa a criação de um equipamento de controle de tráfego nas praças, a necessidade de se mostrar, em tempo real, a contagem dos automóveis, motocicletas e caminhões, bem como os valores arrecadados pelas seis concessionárias do Anel de Integração.

Na noite de ontem, em sessão extraordinária que se estendeu até as 22h15, os parlamentares intensificaram o debate sobre o assunto, mas optaram por resolver a questão em uma reunião hoje pela manhã. Além dos líderes de bancada, participou do encontro o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Nelson Leal Júnior. "Consultamos se seria possível fazer a contagem dos veículos e dos eixos, em um programa de computador, e ele disse que sim", contou Turini.


De acordo com ele, o equipamento permanente encaminhará as informações na mesma hora ao DER, que terá até o dia 10 do mês seguinte para transmiti-las à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura (Agepar). "O DER vai fazer uma dedução daqueles veículos que são isentos - ambulâncias, carros oficiais etc. - que vão passar nesse período. É um avanço muito grande que estamos conseguindo, num momento em que se exige transparência na questão do pedágio. Esperamos que seja também aprovado pelo governador", completou o pepepista.

Antes do envio para sanção ou veto de Beto Richa (PSDB), a mensagem passará por mais um turno de votação, provavelmente ainda hoje. A última etapa, porém, é considerada mera formalidade


Continue lendo