Paraná

Deputado defende saúde de qualidade a presas do PR

28 abr 2011 às 14:54

O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto para criação de uma política estadual de saúde às mulheres detentas. O objetivo da proposta é oferecer à população carcerária feminina de todo o Estado, que soma quase duas mil mulheres, assistência integral à saúde, para todas aquelas que cumprem penas ou que estão aguardando julgamento.

A principal justificativa do projeto é que as mulheres possuem necessidades específicas, como problemas ginecológicos, alta vulnerabilidade para a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (HIV e sífilis congênita), câncer de colo de útero e de mama. Com a implantação da proposta o deputado espera aumentar a cobertura da assistência pré-natal às detentas, assim como diminuir índices de mortalidade infantil e materna.

De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a população feminina em situação de prisão no Brasil beira 30 mil. Elas representam 7% de toda população carcerária brasileira.
No Paraná existem 1.992 presas, das quais 594 na esfera da Secretaria de Justiça do Estado (penitenciárias e presídios) e 1.398 em cadeias públicas, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública.


Continue lendo