Aos doze anos de idade as crianças brasileiras têm em média quatro dentes cariados. A informação, considerada alarmante, é da Associação Brasileira de Odontologia Preventiva (Abropev). No Paraná, a média está em 3,4 cáries nessa idade. Para a odontopediatra Maria Lúcia Franzon, esse número mostra que existe muita falta de informação sobre cuidado e medidas preventivas simples. Apenas a escovação com creme dental fluoretado e o bochecho feito com soluções fluoretadas podem reduzir o número de cáries em 60%.
Cirurgiões dentistas, acadêmicos e funcionários do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) tomaram a iniciativa de ajudar na conscientização das crianças sobre prevenção. O CRO criou o programa Sorriso Saudável. "Nosso objetivo é fazer orientação, para as crianças e os pais, o que ajuda a aprender a maneira correta de cuidar dos dentes", disse. O programa foi lançado há três anos e já atendeu 80 mil pessoas no Paraná.
Através do programa, voluntários realizam atividades lúdicas como teatrinho e brincadeiras, ensinando os cuidados com a higiene bucal. As crianças que participam, recebem um kit com escova de dentes, creme e fio dental e são examinadas pelos dentistas.
Para Maria Lúcia Franzon, o mais importante é que a escovação e higiene bucal sejam supervisionadas em casa. Segundo ela, a maioria dos pais não possui informações sobre uma higiene bucal correta. Pediatras, ginecologistas e dentistas estão levando as informações aos adultos. Por exemplo, em Londrina funciona a Clínica de Bebês, onde são ministradas palestras para os pais.
A higienização deve começar durante a amamentação do bebê, principalmente à noite. "Ao terminar de mamar, a criança acumula resíduos na boca e a limpeza deve ser feita com gaze umedicida", afirma Franzon.