Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Cascavel, apreenderam na cidade de Brilhante (MS), cerca de 52,3 quilos de pasta base de cocaína. Avaliada em mais de R$ 3 milhões, a carga estava escondida em um compartimento da carreta placas BBQ 2020, de São Paulo, dirigida por Jose Caldeira do Santos, 57 anos. Segundo a polícia, esta é a maior apreensão feita pela Denarc desde a sua criação, em 2000.
Para o delegado Julio Reis, que coordenou a operação, esta apreensão é conseqüência da intensificação no combate aos traficantes que agem nas divisas entre Paraná e Mato Grosso do Sul. "Essa região é muito usada para o tráfico em alta escala. As ações da polícia fizeram com que traficantes mudassem rotas, mas, mesmo assim, fizemos esta apreensão de pasta base de cocaína, que é uma das maiores já realizadas no estado", disse.
As investigações, iniciadas há três meses, a partir de Guaíra, com o apoio do Ministério Público Estadual, se concentravam na divisa dos dois estados, e visavam quadrilhas de traficantes de drogas. Com base em informações os policiais se deslocaram para a cidade de Brilhante (MS). Em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, localizaram a carreta que transportava a droga.
Segundo a polícia, os 52,3 quilos de pasta base de cocaína, seriam transformados em aproximadamente 420 quilos da droga, para distribuição, e estão avaliados em R$ 3 milhões. "Este trabalho do Núcleo de Cascavel mostra que o Setor de Inteligência da unidade está no caminho certo. A partir dessa investigação novas prisões e apreensões devem ocorrer" disse o delegado-chefe do Denarc, Marcus Vinicius Michelotto.
O motorista foi autuado em flagrante ficou preso na delegacia de Brilhante. O delegado vai requerer à Justiça que o preso seja removido para Guaíra, juntamente com a droga. As investigações vão ser intensificadas para localizar o destino da droga e prender outros os envolvidos.