O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dispensou ontem da função o delegado substituto Regional do Trabalho no Paraná (DRT), Carlos Alberto Klamas; e dois chefes de setor da Subdelegacia de Londrina, Elson de Mendonça Ribeiro (Inspeção) e Wanderli Laudelino Farias (Relações do Trabalho). A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial.
As dispensas, todos de cargos comissionados, atenderiam a recomendação do atual delegado Regional do Trabalho no Paraná, Antonio Wellington Cavalcante de Souza, designado para o cargo pelo ministro Paulo Jobim Filho, no dia 18. Souza assumiu a DRT após a exoneração do então delegado Celso Soares da Costa, preso há 36 dias, acusado de fraudar uma licitação na Companhia Municipal de Urbanização (Comurb).
"Acredito que essa decisão foi por causa de toda conjuntura. O ministro e o secretário executivo entenderam que era melhor dispensá-los", disse o corregedor do MTE, Aldo Costa Filho, se referindo a série de denúncias de irregularidades na DRT do Paraná. Costa Filho deve instaurar na próxima semana um procedimento disciplinar para apurar a responsabilidade de Ribeiro, Farias e do ex-subdelegado de Londrina, Dorival Arantes, apontados no relatório da comissão de sindicância interna do órgão.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.