Paraná

"Delegacia rosa" triplica atendimento a mulheres

14 nov 2009 às 21:24

O número de inquéritos triplicou na delegacia de Piaraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, depois da criação do Espaço da Mulher, dentro da unidade. O delegado-chefe Osmar Neves Feijó explica que, elas passaram a denunciar mais, principalmente o crime previsto na Lei Maria da Penha.

"Não significa que o número de ocorrências cresceu, o que aumentou foi a confiança das pessoas, em especial das mulheres, no nosso trabalho." A delegacia possui aproximadamente 1.500 inquéritos, destes, cerca de 400 são relacionados a crimes contra a mulher. Em média, cinco delas são atendidas por dia na delegacia.


O Espaço da Mulher foi criado em março e possui uma sala decorada de rosa, com um ambiente que deixa as mulheres à vontade. A sala também é usada para atendimento de crianças e adolescentes.


O delegado conta que a ideia surgiu durante depoimento de uma mulher, que se sentiu constrangida ao relatar como foi vítima de estupro. "Perguntamos as características físicas do estuprador e ela ficou sem reação, logo percebi que ele era parecido com o escrivão que estava na sala", relata. "Perguntei então se ela ficaria mais à vontade se eu chamasse uma mulher para pegar o depoimento e ela disse que sim".

SERVIÇO – A delegacia fica na Rua Vitório Escarante, 735, em Piraquara, e o telefone é (41) 3673-2460.


Continue lendo