Paraná

Definido o plebiscito da Sercomtel

25 jul 2001 às 12:14

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), e o presidente da Câmara de Vereadores, Tercílio Turini (PSDB), definiram ontem de manhã os números que irão aparecer na tela da urna eletrônica no dia 19 de agosto, quando será realizado o plebiscito sobre a venda da Sercomtel Celular. Quem for favorável à venda deverá escolher o número 55. Quem for contra à privatização, vai teclar o 99.

Nedson e Turini evitaram algarimos que indicam partidos políticos. Para o juiz substituto Luiz Gonzaga Tucunduva de Moura, o processo será bastante simples. ‘O equipamento permite todas as opções da eleição, inclusive o voto em branco e a possibilidade de corrigir se o eleitor perceber que errou’, afirmou.


Moura informou que número 55 vai ficar na parte superior da tela com o texto ‘Sim, privatizar’. Logo abaixo vem o número 99 com a legenda ‘Não privatizar’. Até a próxima semana semana, a Justiça Eleitoral deverá colocar uma urna eletrônica no Calçadão (área central) para que os interessados possam se familiarizar com o processo.


Embora tenha participado da escolha dos números, Tercílio Turini preferiu não se manifestar sobre o plebiscito. ‘Nós não estamos nos manifestando se somos a favor ou contra porque ainda estamos numa fase de preparação. Estamos evitando fazer uma manifestação porque isso poderia ser interpretado como a instituição se posicionando. A Câmara não vai se posicionar, nem a favor nem contra a venda da Sercomtel Celular’, justificou.


O prefeito observou que pelo menos na tela da urna o ‘Sim’ ficou em primeiro lugar. ‘Espero que continue assim no plebiscito’, brincou. Segundo ele, o trabalho da Justiça Eleitoral está sendo feito de forma profissional, facilitando a votação no dia 19. ‘Cada cidadão deve dar sua opinião. Esperamos que, pelo menos, mais da metade dos eleitores compareça às urnas para que Londrina possa ganhar com esse plebiscito’, afirmou.

Durante o plebiscito vão ser usadas 420 urnas eletrônicas, envolvendo 1.680 mesários e 140 secretários. Segundo a Justiça Eleitoral, as 120 seções eleitorais de Londrina estarão funcionando, mas os locais de votação devem ser reduzidos. A eleição será realizada das 8 às 17 horas e o voto não é obrigatório. A apuração será realizada na sala do Tribunal do Júri e o resultado deve ser conhecido às 20 horas.


Continue lendo