A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte à defesa civil do Paraná e de mais 15 Estados.
Segundo o alerta para o Paraná, a chuva atingirá hoje (30) principalmente o norte, centro-leste e litoral paranaense. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 km/hora.
A chuva forte no litoral paranaense tem provocado alagamentos em vários balneários. Em Guaratuba, a Defesa Civil do Paraná atendeu ontem (29) várias pessoas que tiveram suas casas alagadas com as chuvas. Os bairros mais atingidos foram Mirim, Carvoeiro e Piçarras. Cerca de 20 pessoas tiveram que deixar suas residências. A maioria tiveram que ir para casa de amigos e parentes e algumas foram abrigadas em escola do bairro Piçarras.
Em Matinhos, serviços municipais de recuperação de ruas e as obras da Sanepar estão parados desde a semana passada devido a intensidade das chuvas.
O balneário de Caiobá também registrou vários alagamentos. Segundo o Simepar, já choveu em janeiro quase o dobro do que a média histórica do mês.
A Sedec orienta a população para que evite áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, pede que evitem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
O alerta foi encaminhado também aos estados do Acre, Pará, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal.