A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional informou que chuvas fortes poderão causar, a partir deste sábado, alagamentos, deslizamentos de encostas e escorregamento de rochas no Paraná e também nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A mudança no tempo é conseqüência da chegada de frente fria à parte sul do país. A chuva deve chegar primeiro ao oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora e queda de granizo em áreas localizadas. A partir de domingo, essa previsão vale para o noroeste e o norte do estado.
Em Santa Catarina, no Paraná e em Mato Grosso do Sul, os efeitos da frente fria serão sentidos no domingo, especialmente no oeste e meio-oeste catarinenses, oeste e sudoeste paranaenses e centro-sul mato-grossense-do-sul, onde pode ocorrer chuva forte, com rajadas de vento de até 80 quilômetros horários e queda de granizo em áreas localizadas.
A previsão é de que, a partir de segunda e até terça-feira, todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná, além do centro-sul de Mato Grosso do Sul, enfrentem períodos curtos de intensa precipitação pluvial.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população fique atenta à previsão meteorológica, principalmente os moradores das áreas de risco - morros, encostas e áreas de baixada.
A Defesa Civil estadual pode orientar os cidadãos sobre a adoção de medidas preventivas. De acordo com a Escala Beaufort, que estabelece relação dos efeitos do vento sobre a fumaça, as árvores e edifícios, ventos com até 80 quilômetros horários podem causar danos às construções.