Paraná

De volta à independência

18 dez 2000 às 09:42

Um dos templos da música alternativa curitibana nos anos 90, o 92 Graus, reabrirá suas portas na noite de quinta-feira para o lançamento do segundo disco da banda Magnéticoss, "Elektro". Quem estiver presente assistirá em primeira mão ao vídeo homônimo, com clipes e entrevistas do grupo. O ingresso dá direito ao CD e a fita.

A principal diferença entre o novo disco e "La Kukaracha Wave Music", o primeiro da carreira da banda, é que o atual é independente, enquanto que o anterior faz parte do selo Excelente Discos, distribuído pela Polygram. "A grande vantagem em produzir um disco sem gravadora é que temos total domínio sobre o material e podemos mostrar toda a originalidade da banda", comenta o vocalista, baixista e compositor JR Ferreira, que também é o fundador do 92 Graus.


Tanto o CD quanto o vídeo-documentário "Elektro" foram produzidos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O disco tem 14 faixas, das quais 13 são canções com letras simples e em português.


Outra grande diferença entre os dois CDs da banda é que o recente é muito mais eclético do que o primeiro. Os Magnéticoss deixaram de lado o estilo que chamam de "new wave/punk rock portunhol" e adotaram canções leves e até mesmo românticas.


Quando pergunto se a nova fase tem como objetivo agradar a um público mais variado, JR responde que não. "Fizemos assim para agradar mais a nós mesmos", resume.


Além de JR, a banda Magnéticoss conta com o baterista Germano e com Marcus Gusso, um dos mais importantes guitarristas da cena alternativa nacional dos anos 90.


A fita de vídeo que acompanha o CD tem uma hora de duração e foi dirigida pelo fotógrafo e videomaker Marcelo Borges. É o resultado de três meses de trabalho, com inúmeras imagens da banda, clipes e entrevistas.


A bem sucedida dobradinha Borges e Magnéticoss deverá se repetir em breve com o projeto "Uma Breve História da Música Independente de Curitiba", uma pesquisa histórica a partir de fotos e imagens inéditas da década de 90, feitas por Borges. O projeto já foi aprovado pela Lei Rouanet e está em fase de captação de recursos.

Serviço: O lançamento deo CD e vídeo-documentário "Elektro", da banda Magnéticoss, acontecerá no dia 21 de dezembro, no Espaço Cultural 92 Graus (Rua Visconde do Rio Branco, 294, fone 41-223-5982). Os ingressos antecipados custam R$ 7,00 e na hora R$ 10,00 (com direito a CD e vídeo).


Continue lendo