O diretor gaúcho Sérgio Lerrer, que assina o longa-metragem "De Cara Limpa", está hoje em Curitiba. Ele participará de um debate logo após a pré-estréia do filme, marcada para às 21 horas na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita.
Realizado entre fevereiro e julho do ano passado, em São Paulo, o filme conta a história de uma turma de oito jovens de origem humilde. Em comum, todos tentam subir na vida. No elenco, os destaques são Marcos Mion, que apresenta o programa "Supernova" na MTV, Vinícius Campos, Bruna Thedy e Bárbara Paz.
Considerado pelo próprio diretor como uma "crônica cômica", o longa-metragem foi realizado com baixo orçamento (menos de US$ 150 mil) e sem apoio de nenhuma lei de incentivo à cultura. Todos os custos foram bancados pela produção, por direitos da obra em vídeo vendidos antecipadamente e por permutas com empresas.
Entre as inovações da fita está o fato dela ser legendada e falada em português. Segundo Lerrer, "o público brasileiro tem uma relação cultural com filmes legendados". Outro detalhe é que o filme foi todo gravado em vídeo.
"De Cara Limpa" é o segundo longa de Lerrer, 41 anos. O primeiro, "Quero Ser Feliz", também girava em torno de um grupo de jovens. Cineasta desde 1975, ele já viu curtas-metragens seus serem premiados nos festivais de Gramado (RS), Montevideo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
O filme "De Cara Limpa", de Sérgio Lerrer, será exibido hoje às 21 horas na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174, fone 41-322-1525, ramal 2252). A entrada é gratuita.