Paraná

Curso para gestante incentiva parto normal

12 ago 2006 às 14:36

Daqui a dois meses, a professora Ana Lúcia da Silva será mãe pela primeira vez. E, se tudo der certo, ela fará parto normal, ao contrário do que tinha planejado quando soube que estava grávida. "De tanto ouvir falar da ‘terrível’ dor do parto, achava que a cesárea seria a melhor opção", conta.

O que levou Ana Lúcia a mudar de opinião, segundo ela própria, foi o curso para gestantes oferecido pela Universidade Estadual de Maringá. Resultado de um projeto de extensão do Departamento de Enfermagem, o curso é ministrado pela professora Sueli Castilho Caparroz, com auxílio das acadêmicas de Enfermagem.


"Como ‘marinheira de primeira viagem’ decidi fazer o curso para trocar experiência com outras gestantes, conhecer as transformações físicas e emocionais que ocorrem com o corpo da mulher nesta fase, aprender sobre as necessidades do bebê nas primeiras semanas e saber como cuidar dele", justifica Ana Lúcia.


Ela argumenta que durante o curso adquiriu conhecimento e maturidade suficientes para entender que o parto normal é a melhor opção para a mãe e para o bebê. O marido de Ana, Inácio de Souza Pinto, que também participou de algumas aulas, elogiou a equipe. "A professora Sueli Caparroz possui grande experiência e conhecimento vasto nessa área, passando para os pais total segurança", disse.


No dia 18 deste mês, o Departamento de Enfermagem dará início à terceira turma do curso para gestantes. Sueli Caparroz explica que a participação está aberta não só às mães. "A presença dos pais enriquece o trabalho", diz.

A programação compreende 10 encontros, que serão realizados às 16 horas no Bloco 38, sala 3. As inscrições podem ser feitas até o início dos encontros, pelos telefones 3226-9011 e 9103-2606. As inscrições e o curso são gratuitos.


Continue lendo