Começará a valer na segunda-feira (22) a proibição de estacionamento das 17h às 20h na rua Coronel Dulcídio, no bairro Batel. A área de estacionamento será usada como uma faixa adicional para circulação de veículos no horário de pico.
O projeto da Prefeitura de Curitiba e da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Curitiba S.A. (Urbs) é melhorar a fluidez em algumas ruas que atravessam a região central da cidade e enfrentam problemas de lentidão. "A região central tem sido a mais afetada pelo aumento da frota de veículos da cidade, que tem crescido em média 6,5% ao ano. Cerca de um terço da frota, entre 300 e 400 mil veículos, passam diariamente pela região central, criando a necessidade urgente de ações de melhoria da mobilidade urbana", explica a engenheira Rosângela Battistella, diretora de trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o trânsito e o transporte público da cidade.
Além da rua Coronel Dulcídio, que chega a registrar fluxo de 3,4 mil veículos/hora nos horários de pico, também haverá mudanças nas ruas Brigadeiro Franco (pico de 4,2 mil veículos/hora), Desembargador Motta (pico de 5,2 mil veículos/hora) e Ângelo Sampaio (pico de 3,9 mil veículos/hora).
Ao longo da semana, as placas com as novas regras de estacionamento serão instaladas progressivamente, na seguinte ordem: Brigadeiro Franco, Desembargador Motta e Ângelo Sampaio. Haverá agentes de trânsito acompanhando o trabalho das equipes de sinalização para orientar os motoristas sobre as mudanças.
Durante a primeira semana da nova sinalização, os agentes de trânsito vão dar prioridade ao trabalho educativo, e emitirão autos de infração apenas em caso de desobediência às orientações.
Das 17h às 20h, os motoristas não poderão deixar carros estacionados no local. Quem deixa o carro estacionado em local proibido pratica infração "média" prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que resulta em 4 pontos na carteira do motorista e multa de R$ 85,13.
O Estacionamento Regulamentado (EstaR) das quatro ruas será mantido, das 9h às 17h, com a exigência de uso do cartão - que custa R$ 1 e vale por uma hora. O limite de tempo para uso das vagas nestas ruas é de até duas horas, com dois cartões.
Os trechos com proibição de estacionamento das 17h às 20h
Rua Coronel Duldídio - entre av. Silva Jardim e rua Carlos de Carvalho
Rua Brigadeiro Franco - entre av. Getúlio Vargas e Carlos de Carvalho
Rua Desembargador Motta - entre av. Padre Anchieta e Silva Jardim
Rua Ângelo Sampaio - entre av. Batel e av. Água Verde
Você sabia?
A frota de carros da cidade bateu a marca de 1 milhão em julho, e em em setembro já chegou a 1,011 milhão de carros. Para fazer o tráfego fluir, a prefeitura adotou, em 2005, restrições de estacionamento durante o dia na avenida Visconde de Guarapuava.
A medida foi bem sucedida: o tempo de deslocamento no trecho Dr. Faivre - Bento Viana caiu quase pela metade: de 11 minutos e 37 segundos para 6 minutos e 52 segundos, em média, nas medições feitas às 18h.
Com a pista adicional de circulação (aquela que antes era usada para o Estacionamento Regulamentado), mais carros conseguem passar pela avenida. No cruzamento Visconde de Guarapuava com Conselheiro Laurindo, aumentou de 4.979 carros/hora para 5.057 carros/hora, em média. Na esquina Visconde com Travessa da Lapa, aumentou de 3.048 carros/hora para 3.474 carros/hora.