A Prefeitura de Curitiba programou para 2008 várias mudanças no transporte coletivo para melhorar a qualidade do serviço e o conforto dos passageiros. Os destaques são os "ligeirões"; a continuidade da renovação da frota do transporte coletivo; a reforma e reconstrução de terminais e estações-tubo; e a primeira linha de ônibus rodando na Linha Verde. "A melhoria permanente é garantia de qualidade do serviço. O reconhecimento internacional à qualidade do transporte coletivo curitibano não é motivo para se acomodar", afirma o prefeito Beto Richa.
A Prefeitura de Curitiba está investindo mais de R$ 300 milhões em projetos de infra-estrutura de médio e grande porte para a área de transporte.
Os curitibanos vão ganhar em 2008 uma nova alternativa de deslocamento: os "ligeirões". São linhas que vão rodar nas canaletas, com o mesmo itinerário dos biarticulados, mas que só vão parar nos terminais. Enquanto os expressos fazem o embarque e desembarque de passageiros em todas as estações-tubo, a cada 500 metros da canaleta, os ligeirões vão ultrapassar os biarticulados para transportar com mais rapidez os passageiros que não precisam ficar no meio do caminho.
Para permitir a ultrapassagem nas canaletas, será preciso desalinhar as estações-tubo, que hoje ficam uma de frente para a outra. As obras começarão pela Marechal Floriano Peixoto, onde vai rodar o ligeirão Boqueirão. As obras também vão começar, ainda em 2008, nas canaletas do eixo Norte/Sul, que vai do terminal Santa Cândida aos terminais do Capão Raso e Pinheirinho.
Bicicletas- A reforma da avenida Marechal Floriano prevê uma ciclofaixa, com mão e contramão, no trecho entre o parque Náutico do Iguaçu e o viaduto sobre a Linha Verde, e uma conexão com a malha de ciclovias da cidade, pelo bairro Rebouças e com a Linha Verde, num total de 22 quilômetros. A Prefeitura também vai construir a maior ciclovia de Curitiba para uso do trabalhador, com 15 quilômetros, na avenida Juscelino Kubitscheck, na CIC, que está prevista no Programa BID III, em negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A Linha Verde terá 10 quilômetros de ciclovias entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico.
Zero quilômetro - A renovação da frota do transporte vai continuar no próximo ano com a entrada de mais 274 ônibus novos, que se somarão aos 489 veículos já substituídos em 2006 e 2007. Ou seja, em três anos, um terço da frota do transporte coletivo (1.900 ônibus) terá sido renovada.
Todos os ônibus novos têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), elevadores e adaptações internas para pessoas com necessidades especiais, painéis eletrônicos digitais, frontais e laterais, e sistema de áudio MP3 para informações de itinerário. Também têm motores com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível, em relação aos veículos antigos, com motores da versão Euro 1. Isso representa uma redução de 95 toneladas de fumaça por mês, em média.
Reformas - Em 2008 serão reformados 17 terminais de ônibus e os quatro maiores conjuntos de estações-tubo da cidade. Os terminais do Pinheirinho, Cabral e Capão da Imbuia serão reconstruídos, pois já alcançaram o limite da capacidade.
As reformas serão feitas nos terminais do Capão Raso, Portão, Santa Cândida, Boa Vista, Centenário, Vila Oficinas, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Boqueirão, Carmo, Bairro Alto, Barreirinha, Caiuá, CIC, Fazendinha, Santa Felicidade e Sítio Cercado.
Por estes terminais circulam, diariamente, mais de 680 mil passageiros. Eles passarão por melhorias na condição geral dos espaços, banheiros, calçadas, sinalização e pintura, além de obras específicas para dar maior acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção.
Também serão reformados os quatro maiores conjuntos de estações-tubo da cidade: Estação Central, Carlos Gomes, Eufrásio Correia e Rui Barbosa. A licitação para contratação das empresas que farão as obras já foi concluída pela Urbs, e resultou numa economia de R$ 229,7 mil para os cofres públicos.
Linha Verde - No segundo semestre de 2008 - com o fim das obras da Prefeitura de transformação da antiga BR-116 na maior avenida da cidade - começará a circular a primeira linha de ônibus da Linha Verde. O itinerário vai do terminal do Pinheirinho ao Centro, com parada nas oito estações intermediárias que serão construídas pela Prefeitura na nova avenida. Para a nova linha serão usados 18 ônibus articulados, que rodarão com um tipo de combustível ecológico, menos poluente, ainda em estudo pela Urbs.
A nova linha desafogará os biarticulados Pinheirinho e Santa Cândida/Capão Raso, que transportam diariamente cerca de 260 mil pessoas. Cerca de 35 mil destes passageiros querem ir direto para o Centro. Para eles, a linha Pinheirinho/Centro, na Linha Verde, será muito atrativa. A viagem será mais curta e rápida, porque os ônibus vão sair do Terminal Pinheirinho direto na Linha Verde, e em seguida na Marechal Floriano até o Centro.