Paraná

Curitiba terá primeiro casamento gay entre homens

19 abr 2013 às 14:42

A cidade de Curitiba terá o primeiro casamento homossexual entre homens depois da normativa do Tribunal de Justiça do Paraná, que autorizou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado. Um casal, que espera desde setembro de 2012 para conseguir uma união civil, marcou para o dia 24 de abril o casamento.

O administrador de empresas José Renato Pereira Martinelli, 34 anos, e o publicitário Angelo Wolf, 32 anos, vão protagonizar o primeiro casamento civil homoafetivo entre homens, que será realizado no cartório do Portão, em Curitiba. Os dois se conheceram em 1999 e um ano depois passaram a morar juntos.


Martinelli explica que desde setembro de 2012, um ano depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de equiparar as uniões estáveis homoafetivas às uniões de casais heterossexuais, ele tenta efetivar o casamento com o parceiro. Porém, o administrador e seu parceiro encontraram algumas barreiras para dar andamento ao processo de união. "Em setembro entramos com pedido no cartório, mas desde então o juízo de Curitiba negava".


De acordo com Martinelli, mesmo com um parecer favorável que foi dado ao casal pela promotoria do Ministério Público do Paraná, houve negativa da Justiça em Curitiba. "Vários casais de outras cidades da região metropolitana conseguiram, mas aqui estava difícil".


O processo dos dois ainda caminha na Justiça, mas como houve a determinação do corregedor do TJPR Eugênio Achille Grandinetti, de que todos os cartórios deveriam aceitar o casamento gay, Martinelli acredita que não haverá outra decisão judicial em Curitiba que impeça a união dele com o parceiro.

A decisão do TJPR é do dia 26 de março de 2013 e converte qualquer união estável homoafetiva em casamento civil de homossexuais.


Continue lendo