O Museu Botânico de Curitiba terá uma exposição inédita para deficientes visuais. "Botânica e Arte ao alcance das mãos" mostrará um pouco do universo da botânica em imagens táteis bidimensionais e tridimensionais. A exposição começa nesta sexta-feira (12) e vai até a 21 de outubro, com entrada franca.
Grupos de deficientes visuais ou escolas especiais podem fazer inscrição para visitar a exposição pelo telefone (41) 3264-7365. A visita será monitorada por biólogos da Prefeitura. "A exposição facilitará aos deficientes visuais a compreensão da botânica", diz a bióloga Renata Hellen Peres.
A exposição terá estações de temas para interpretação e exploração dos elementos como árvores, flores, frutos e sementes, evolução das plantas e Pinheiro do Paraná. As peças são feitas em papel com textura que facilita a percepção das imagens. Ao lado dos desenhos, serão colocadas imagens naturais e informações em braile.
As peças da exposição são da artista Maria Luiza de Almeida Schleder, feitas com orientação de profissionais da área de deficiência visual e do Museu Botânico de Curitiba. O Museu Botânico fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Nos fins de semana e feriados, das 9h às 18h.