Curitiba está entre as 19 cidades brasileiras - a única do Paraná - com o maior índice de conclusão das oito séries do ensino fundamental. O Inep pesquisou os 5.507 municípios brasileiros.
A Capital, segundo o Inep, possui um grau de escolarização elevado, correspondente a 8,64 anos concluídos do ensino fundamental e ocupa a 9º posição no ranking das cidades com o maior número de séries concluídas, depois de Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Camboriú (SC) e Águas de São Pedro (SP).
Os demais municípios com os mais altos índices de escolaridade são Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Distrito Federal (DF), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Vila Velha (ES), Goiânia (GO) e Santa Maria (RS).
Em outros 1.796 municípios do País a escolarização média da população é inferior a quatro séries concluídas, o que não é suficiente para o término do primeiro ciclo do ensino fundamental.
Com base nesses dados, o estudo revelou que existe uma forte relação entre o grau de instrução e a taxa de analfabetismo. Em Niterói (RJ), cuja população possui o maior número médio de séries concluídas do País, de 9,5 anos, a taxa de analfabetismo é de 3,6%.
O nível médio de séries concluídas no Paraná é de 6,53 anos. O número médio de séries concluídas em Londrina é de 7,61 anos, um pouco menor que em Maringá, que é de 7,98 anos. Em Cascavel o número médio é de sete anos. Em Foz do Iguaçu, o número médio de conclusão de séries é de 6,86 anos. Em Ponta Grossa, os estudantes chegam a concluir sete séries do ensino fundamental.